Páginas

wibiya widget

Meu Perfil

Minha foto
Natal, RN, Brazil
Quem sou Eu??? Ahhh....!!! Curiosa por natureza, gente fina (rs), com o riso meio frouxo, alguém feliz , mas sempre em busca de mais e mais! Tudo na minha vida tem seus extremos. Desde o tempero na comida até o sentimento. Tudo na minha vida precisa de mudanças, desde o móvel da sala até o rumo da própria vida. Eu gosto dessa "rotina imprevisível". Sabe...? Uns dizem que me conhecem, outros nem tanto, muitos só de vista, alguns lembram da minha risada, mas uns poucos têm acesso ao meu íntimo. Estou criando esse blog pra deixar gravado um pouco de mim! Deixar minha impressões e expressões. Fazer minha terapia. Desamarrar o nó da garganta, chorar minhas pitangas, minhas dúvidas e respostas, deixar um pedacinho da Flávia nesse mundo virtual. Não é um diário, nem a sala do psicanalista, este blog é parte de mim, do meu jeito, como eu quero. Como sou e gostaria de ser. Obrigada pela visitinha e se gostou ou não do que viu, deixe seu comentário!

TÁ EM DÚVIDA??? CONSULTE AQUI QUE É BOM PRA BURRO!

Benefícios do Ghee



Aqui tenho um link com um artigo de um renomado médico ortomolecular sobre o assunto: http://www.drmarciobontempo.com.br/preview/reportagens/citacao08/citacao08n.asp

Dicas pra você encontrar mais informações sobre o Ghee: "Saúde Perfeita", de Deepak Chopra "A Dieta da Zona Ayurvédica", de Dennis Thompson
Mas aqui seguem alguns benefícios do ghee:

Desobstruindo as artérias (Fonte:http://www.gheenadaprema.com.br/saudavel.html)

Colesterol e o ghee

Mencione a palavra colesterol e logo surgem imagens mentais negativas de artérias obstruídas e outras doenças degenerativas. Certamente isto é parte da história, mas o papel do colesterol na nossa saúde tem sido generalizado e simplificado de forma exagerada para criar uma abordagem curta ao bem-estar. O naturopata John Finnegan escreveu vários livros sobre a qualidade de gorduras e colesterol em nossas dietas alimentares. Uma citação de um dos seus trabalhos recentes diz assim:
O colesterol é o precursor a partir do qual todos os nossos hormônios supra-renais e sexuais vitais são produzidos. É também um poderoso antioxidante que circula pelo sangue quando ingerimos radicais livres prejudiciais em excesso, encontrados em gorduras danificadas e rançosas de margarina e óleos vegetais altamente processados. Promove a saúde da parede intestinal e protege contra o câncer do cólon e desempenha um papel importante para o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso.
O colesterol na sua forma pura é uma substância poeirenta de coloração leve encontrada em todas as células de tecidos animais. Não é solúvel em água, portanto o organismo cria grupos de lipoproteínas para transportar o colesterol na circulação sangüínea. Estes pequenos grupos de proteínas que transportam o colesterol podem ser tanto HDL (lipoproteínas de alta densidade) ou LDL (lipoproteínas de baixa densidade). Níveis altos de LDL estão associados a doenças cardíacas enquanto acredita-se que o HDL ajuda a manter as artérias limpas auxiliando na remoção do LDL do interior das paredes arteriais. A nossa propensão de apresentar níveis altos de HDL ou LDL na corrente sangüínea é, em parte, hereditária, em parte, devido à dieta e estilo de vida e também influenciada pela função hepática, que produz colesterol para os nossos hormônios, tecidos e ácidos digestivos.
Dr. Narinder Saini, do Centro de Reabilitação Cardíaca em Springfield, Ohio. Ele percebeu que o ghee deve possuir gorduras trans em um nível muito baixo o que explica a crença antiga mantida na Índia de que o ghee promove a saúde, incluindo a saúde cardíaca.
O ghee ou manteiga clarificada é uma melhor escolha do que a margarina e o óleo refinado. O ghee tem sido utilizado em prescrições Ayurvédicas e é o modo de cozinhar em diversas culturas há aproximadamente 2000 anos. Ele possui uma propriedade curativa excepcional não encontrada em outros óleos. Segundo os ensinamentos Ayurvédicos, ele realça o “ojas”, uma essência que controla o organismo e equilibra os hormônios corporais essenciais. Para assegurar um organismo e uma mente sadios você deve ter mais “ojas”. Ele também aumenta a longevidade e possui propriedades antivirais e anticancerígenas.
O colesterol propriamente dito não é prejudicial, porém torna-se prejudicial quando é parcialmente decomposto ou oxidado por substâncias químicas instáveis chamadas radicais livres. O ghee e, especialmente, o ghee orgânico, não possui colesterol oxidado ou ácidos graxos trans e é muito estável em temperaturas mais altas de cozimento. Por ser estável e não ficar rançoso, pode ser armazenado por um longo período de tempo.
O ghee, devido às suas propriedades bioquímicas, utiliza uma quantidade 30% a 40% menor de óleo se comparado com qualquer outro óleo. Uma colher de sopa de óleo ou ghee possui 14 gramas de gordura, mas para cozinhar é preciso aproximadamente 40% menos de ghee, o que significa que, para o mesmo cozimento, você acrescentará somente 8,4 gramas de gordura.
Também é sabido que o ghee possui propriedades antivirais muito poderosas. Se você possui alergias basta mergulhar o dedo indicador no ghee e aspirar pelas narinas para criar uma camada protetora na mucosa que impede que os alergênios criem reações alérgicas.
Várias outras propriedades estão ainda sob investigação e logo tornar-se-ão de conhecimento público.
Se está tentando ingerir menos gordura, vaporize ou salpique ghee aquecido sobre vegetais assados ou cozidos no vapor. Algumas gotas de ghee e ervas frescas picadas confere uma ornamentação maravilhosa para a sopa livre de gordura, arroz, massas ou feijões cozidos.

Como reagir às reações
Alergias lácteas e o ghee
 
Uma reação alérgica é a resposta do organismo à percepção de um invasor estranho. No caso de alergias alimentares, a intolerância à lactose é surpreendentemente comum em adultos acima dos 20 anos. Uma pessoa intolerante à lactose irá se referir freqüentemente a sua alergia láctea. Especificamente, esta pessoa produz quantidades inadequadas de lactose no intestino fino e digere inadequadamente os açúcares naturais de produtos lácteos. É raramente considerada mortal, porém pode ser crônica e limitar gravemente os tipos de alimentos na dieta. Para uma pessoa com intolerância à lactose uma taça de sorvete ou um copo de leite pode resultar em uma reação acelerada que varia de inchaço, diarréia, irritação nas cavidades ósseas ou urticária. Embora a manteiga contenha muito menos lactose que o leite ou o queijo, um indivíduo com intolerância grave à produtos lácteos não pode ingerir manteiga sem conseqüências. O ghee, por não possuir lactose, é uma adição bem-vinda a uma dieta em geral altamente restrita. Isto também é verdade para pessoas com cândida ou distúrbios no sistema imunológico. Verifique com o seu médico sobre a inclusão do ghee na sua dieta se possuir intolerância à lactose.
Durante o processo de aquecimento da manteiga para a preparação do ghee, as partículas de nata, que contêm lactose ou os açúcares do leite, aderem ao fundo da panela como uma crosta de cor levemente marrom. Estas cozidas nos sólidos da nata são descartadas à medida que o puro óleo de manteiga (o ghee) é despejado e vedado em potes. Portanto, o ghee tradicional é, por natureza, livre de lactose e proteínas. Sempre imaginei o ghee como um produto não-lácteo porque ele não compartilha várias das mesmas propriedades com o leite ou o queijo. Não precisa de refrigeração, não fica rançoso e é, na verdade, bom para os que não podem ingerir produtos lácteos.
 
Como afirma o Dr. David Simon, diretor médico do Chopra Center for Well Being:
Segundo a Ayurveda, o ghee possui a distinção extraordinária de acentuar o bem-estar em praticamente qualquer circunstância concebível. Ele nutre, desintoxica e transporta voluntariamente ervas curativas para as nossas células e tecidos. Não é de se estranhar que o ghee é visto como um presente dos deuses.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails