Páginas

wibiya widget

Meu Perfil

Minha foto
Natal, RN, Brazil
Quem sou Eu??? Ahhh....!!! Curiosa por natureza, gente fina (rs), com o riso meio frouxo, alguém feliz , mas sempre em busca de mais e mais! Tudo na minha vida tem seus extremos. Desde o tempero na comida até o sentimento. Tudo na minha vida precisa de mudanças, desde o móvel da sala até o rumo da própria vida. Eu gosto dessa "rotina imprevisível". Sabe...? Uns dizem que me conhecem, outros nem tanto, muitos só de vista, alguns lembram da minha risada, mas uns poucos têm acesso ao meu íntimo. Estou criando esse blog pra deixar gravado um pouco de mim! Deixar minha impressões e expressões. Fazer minha terapia. Desamarrar o nó da garganta, chorar minhas pitangas, minhas dúvidas e respostas, deixar um pedacinho da Flávia nesse mundo virtual. Não é um diário, nem a sala do psicanalista, este blog é parte de mim, do meu jeito, como eu quero. Como sou e gostaria de ser. Obrigada pela visitinha e se gostou ou não do que viu, deixe seu comentário!

TÁ EM DÚVIDA??? CONSULTE AQUI QUE É BOM PRA BURRO!

Mas Que Sacola!!!

Quem já me conhece ouve muuuuuito essa frase....! rs
Outra que sai de vez em quando é: Aaai minha sacolinha!
Pois é... mas só quando tô meio aborrecida.

Só que o objetivo deste post é outro.
Eu estava cansada de ir aos mercados e ler coisas do tipo: sustentável, meio ambiente, não utilize sacolas plásticas e coisas assim.
Pra começar, como é que um supermercado, que ainda por cima nem é nacional, vem com essa ladainha de sustentável e nos bastidores acontece o desperdício de alimento?
Tudo bem que como é Super, os alimentos tem que ser selecionados, bonitos para sua clientela vip, mas quando o setor da feirinha está meio murcho, meio amassado, por que não doar à comunidade local, já que não vai estar à venda?
Ou faça uma feirinha com preços mais em conta! Tenho certeza que o mercado vai lotar e sempre que alguém entra no mercado pra comprar 1 sai com 3... rs Olha o Marketing! Até eu sei!
Bom, um dia perguntei a uma pessoa do controle de qualidade das mercadorias que me disse que o problema vai além de simplesmente doar o que não vende. Existem leis, fiscalização, multa etc que não permitem essa redistribuição, caso algum cliente passe mal, pode processar o mercado.
Entendi, afinal leis devem ser cumpridas, mas não concordo! 
Sabe aquela banana meio pretinha, mas que quando você abre ainda dá pra comer? Alguém já passou mal com isso? E olha, tem muita gente carente que vive do lixo. De certa forma já está imune! Não é o legume feio ou a banana pretinha que vão causar algum problema.
Mas para minha alegria, só não é regra comum a todos os mercados, soube que alguns deles em off, fazem essa doação sim. Mas muito bem escondido por causa da fiscalização.
E voltando ao caso da sacola e do meio ambiente, minha primeira revolta foi com: "Não use sacolas plásticas, compre a sua sacola retornável!"
Mas que sacola!
Mais uma fonte de lucro! Pensei logo. Tudo bem que é baratinha, mas o mercado deveria socializar mais essas sacolas ao invés de vender.
Então tá! Aí pensei com meus botões: Eu adotaria a sacola retornável, até gosto! Acho bonitinha!
Mas onde vou colocar meu lixo se não levar a de plástico?
Aí andei lendo por aí, pensando no assunto e descobri algumas alternativas no site: Meu Mundo Sustentável

 Primeiro de tudo, o lugar onde você mora deve estar comprometido com isso.
Não é meu caso aqui em Natal. Raros são os locais que possuem lixeira seletiva.
Eu ainda tenho uma "dificuldade psicológica" quando junto meu lixo orgânico com o reciclável. Infelizmente e com muita dó, aqui eu junto porque, mesmo que eu separe, o Senhor lixeiro vai amassar tudo no caminhão e despejar no mesmo canto. 
Essa estratégia depende também das autoridades locais.
Em casa precisa de duas lixeiras: uma pro orgânico e outra pro reciclável. No começo eu reclamei porque morava em apartamento, não tinha espaço e ainda tinha que separar!
Mas agora depois passei a gostar. Deixava umm cantinho separado onde juntava todo o material e só separava quando chegava nos coletores do edifício.

Pra quem leva as compras de carro ou táxi, dá muito bem para colocar em caixas de papelão até em casa. É só querer e sugerir que o mercado disponibilize.
Para as mais madames, que adoram uma moda, lembrei daquelas cestas de vime, que são comuns e baratas aqui no nordeste. Só encomendar com umas alças e deixar na mala do carro para quando for ao mercado, transportar as compras.
E as mais divulgadas e alvo de comércio são as sacolas retornáveis.
Tem de tudo que é jeito, estampa, personalizada, feitas até da reciclagem de garrafa pet!
Aliás eu tenho 2 blusinhas de garrafa pet! Claro que depois de reciclar....rs 
Não ando por aí igual a Madonna.
E como será que fizeram hein?!!! Essa vai para o próximo post.


E esta última dica depende de nós.
De usarmos todo saquinho dos produtos que já consumimos para o lixo orgânico.
Tudo na vida é questão de costume!
É fácil estar cômodo, fazer as coisas como sempre fez, mas mudar também é muito bom!
Uma renovação no corpo, uma leveza no espírito e o planeta agradece!


Clique aqui e compre SACOLAS RETORNÁVEIS sem sair de casa! Tem sacolas, bolsões, bolsinhas, chinelos, porta-níquel... tem de tudo lá!

Um comentário:

Andrea Mieko disse...

Flavinha!
Ficou ótima sua matéria! Obrigada pela indicação!
Mesmo que as companhias de lixo não façam a coleta do material separado, nós podemos procurar indústrias e cooperativas que comprem o nosso lixo. O ideal, é falar com o pessoal do condomínio para participar, pois assim apenas uma pessoa fica responsável de levar o lixo para o local de coleta/compra. E o lixo orgânico pode ser colocado em uma composteira! As minhocas farão todo o "trabalho" de decompor nossos restos orgânicos e ainda vão produzir um adubo muito rico em nutrientes! Na loja virtual do site você pode encontrar algumas composteiras prontas.
Adorei o site! Parabéns!
Bjs,
Andrea

Related Posts with Thumbnails