Páginas

wibiya widget

Meu Perfil

Minha foto
Natal, RN, Brazil
Quem sou Eu??? Ahhh....!!! Curiosa por natureza, gente fina (rs), com o riso meio frouxo, alguém feliz , mas sempre em busca de mais e mais! Tudo na minha vida tem seus extremos. Desde o tempero na comida até o sentimento. Tudo na minha vida precisa de mudanças, desde o móvel da sala até o rumo da própria vida. Eu gosto dessa "rotina imprevisível". Sabe...? Uns dizem que me conhecem, outros nem tanto, muitos só de vista, alguns lembram da minha risada, mas uns poucos têm acesso ao meu íntimo. Estou criando esse blog pra deixar gravado um pouco de mim! Deixar minha impressões e expressões. Fazer minha terapia. Desamarrar o nó da garganta, chorar minhas pitangas, minhas dúvidas e respostas, deixar um pedacinho da Flávia nesse mundo virtual. Não é um diário, nem a sala do psicanalista, este blog é parte de mim, do meu jeito, como eu quero. Como sou e gostaria de ser. Obrigada pela visitinha e se gostou ou não do que viu, deixe seu comentário!

TÁ EM DÚVIDA??? CONSULTE AQUI QUE É BOM PRA BURRO!

Ingressar em Universidades no Brasil na era do ENEM



Eu estava esses dias pela internet badalando por um blog quando vi este post sobre o sonho que virou pesadelo mas sinceramente acredito que aí houve um problema de informação.... o rapaz não estava ciente da metodologia de tal universidade argentina, nem averiguou antes de sua empreitada, quais as estruturas físicas e que tipo de suporte ele teria como aluno.... etc. E no final das contas desdenha a tudo e a todos que concluem o feito de graduar-se em Medicina. 
No entanto, o que me chamou a atenção e me fez escrever este post foi um dos poucos comentários que li e concordo muito, que fala não só sobre isso mas também sobre a infeliz realidade educacional atual do nosso Brasil.  Justo agora que praticamente todos os vestibulares de universidades públicas foram abolidos, ficando apenas o ENEM e suas possíveis (e passíveis) fraudes, e temos para este ano redução das vagas à metade, pois a outra metade é destinada ao sistema de COTAS, para àqueles que nele se enquadrem..... Estou vendo um grande afunilamento para o acesso ao ensino superior, mas quisera eu que este tivesse alguma qualidade. Como podemos ver... não é assim que a banda está tocando. 
Vazamento de provas em 2009.  Resultado: Deu em nada! Processo não foi anulado e seguimos com cara de palhaços.


Abaixo segue a cópia dos comentários do blog do colega Maximus, aos quais eu me referia:


"Manual do Estudante 28 de junho de 2013 23:53
Acredito que se o indivíduo conseguiu concluir sua graduação e além disso revalidou seu diploma no Brasil ele não deve ser tratado como "gentinha incompetente".

Anônimo 25 de abril de 2014 10:12
Perfeito Manual do Estudante, algumas pessoas são realmente autodidatas. Eu mesmo, perdi horas e horas em bancos da universidade, assistindo aulas que não me levaram a nada. Teria ganhado muito mais se ficasse estudando na biblioteca naquele horário.
No Brasil estamos acostumados a universidades que tratam o acadêmico como se estivesse no jardim da infância, com trabalhinhos para ajudar na nota.
Por outro lado, já faz muito tempo que o vestibular não é empecilho para alguém cursar medicina, e sim a capacidade de pagar cinco ou seis mil reais por mês de mensalidade, fora as demais despesas.
Sim, porque tenho visto vestibulares em que a concorrência é de 1,2/vagas, ou seja, se um ou dois desistirem, todos os outros serão aprovados.
E digo mais, diferentemente do que foi dito aqui, de que os exames na UBA são bastante rigorosos (não conheço a metodologia), no Brasil, CONHEÇO um monte de gente cursando não só medicina, mas odonto, enfermagem, fisio, entre outros cursos, que não sabem o que é uma mitocôndria, mas conseguem concluir o curso. Parece-me que os estudos dos anos do básico não existem mais. Simplesmente se ingressa na universidade já iniciam as atividades práticas, porque aqueles alunos não têm a menor compreensão de biofísica ou bioquímica por exemplo, mas todos irão se formar!
Passariam no revalida? Acho pouco provável.
Conhecimento, habilidade, aptidão, vocação, são características muito pessoais, e vestibular é muito relativo.
Minha formação não é em saúde, é jurídica, mas gostaria de falar sobre um amigo, que por não poder pagar uma universidade particular, tentou ingressar na UFPE, no curso de Direito, e não conseguiu, porque não era bom nas matérias de exatas(mat/fis/qui). Depois, resolveu arriscar a na UNICAP (Católica), Foi aprovado e conseguiu cursar graças ao antigo crédito educativo.
Pois bem, destacou-se durante a graduação e logo que se formou foi aprovado para Procurador da República, uma das carreiras almejadas no meio jurídico.
Moral da estória: o vestibular não é um critério absoluto, existem no Brasil inúmeros cursos de medicina de péssima qualidade, nem todo mundo que se forma no exterior é incompetente, o critério mais importante para se obter uma graduação nos cursos de elite no Brasil hoje em dia é a condição econômica do candidato, e não sua capacidade intelectual."



Mas sabe o que é pior de tudo isso e o que me deixa mais triste....? 
POR FAVOR ALGUÉM ME CORRIJA SE EU FALAR BOBAGENS!!!!
Mas tenho visto na prática toda essa diferença de opiniões.... ok! Cada um tem o direito de ter a sua.
Só que uns parece que não enxergam que vão com o seu discurso, contra si mesmos! Contra uma possível melhoria da Educação!
Os governos nos devem muito ainda! Uns tentam arrumar, mas não agradam a todos, outros não priorizam tanto ao setor... enfim.... e assim temos o histórico educacional que se apresenta.
Só que o mais lamentável é ver mais de perto que estudantes querem a todo custo ingressar em uma universidade de peso (federais), em especial os do curso de Medicina, e para isso pagam, literalmente o preço que for. Passam por cima de quem for para conseguir seu feito. Mandam alguém fazer a prova em seu lugar... ou ingressam com seus méritos mas depois.... sai debaixo....
Eu entendo que colar em prova.... é até "aceitável".... coisa de adolescente.... mas não acho ético e não concordo com isso. 
Fico pensando que se essas criaturas querem passar ou conseguir nota a qualquer custo... perturbam professores por pontos ou décimos... e se utilizam das últimas artimanhas para saírem "ganhando"..... que tipo de profissionais serão?
É desse médico que eu corro! E tem aos montes se formando nas particulares do Brasil e, pasmem, nas Federais! 
Ahhh.... quisera eu poder dizer aqui que recebo um ensino de qualidade e tenho orgulho porque estudo numa Universidade Federal.... e olha que esta é a segunda por onde passo.... e o nível não caiu.... despencou. 

Mas insisto em repetir o que me deixa mais indignada: tem tanto problema em nossa volta (nós alunos) e muitos alunos como eu estão achando é bom que o curso tenha tal e tal falha, porque assim ele enquanto aluno tem menos trabalho, é menos cobrado. 
E é com isso que me sinto velha e desmotivada pra estudar junto desse grupo de jovens que ingressa agora com essa mentalidade tão fresca e ao mesmo tempo tão inútil. Digo e repito: não é opinião de um, dois ou três. É da maioria. 
E digo mais: isso que conto, provavelmente se for confrontado por algum professor ou coordenação de curso... será tomado como falso porque para fazer a aparência de alunos interessados, eles reclamam, mas entre eles o discurso muda. Ou são um bando de falsos ou um bando de loucos!
Ahhh e ainda lembrei do seguinte... pedem que a coordenação abra turmas específicas de férias e depois quem solicitou desiste com desculpas de ordem pessoal... bom... eu faço o possível para cumprir meus compromissos...
E por fim... este ano a universidade fez a média de provas que era de 7,0 passar para 5,0......... Preciso listar mais algum motivo........?
Agora gostaria, de verdade, que alguém que leu isto até aqui deixasse um comentário dizendo se estou tão errada assim... e se estou, pode e deve me dizer! Gosto de repensar meus valores, mas até quando tenho que passar por isso? Até quando a Educação precisa ser uma porcaria ao ponto do povo estar contra o próprio povo???


Um comentário:

Anônimo disse...

É. .. infelizmente concordo com voce e lamentavel ver essa juventude sem limites e sem consciencia de nada. Receio pelos meus filhos.

Related Posts with Thumbnails