Páginas

wibiya widget

Meu Perfil

Minha foto
Natal, RN, Brazil
Quem sou Eu??? Ahhh....!!! Curiosa por natureza, gente fina (rs), com o riso meio frouxo, alguém feliz , mas sempre em busca de mais e mais! Tudo na minha vida tem seus extremos. Desde o tempero na comida até o sentimento. Tudo na minha vida precisa de mudanças, desde o móvel da sala até o rumo da própria vida. Eu gosto dessa "rotina imprevisível". Sabe...? Uns dizem que me conhecem, outros nem tanto, muitos só de vista, alguns lembram da minha risada, mas uns poucos têm acesso ao meu íntimo. Estou criando esse blog pra deixar gravado um pouco de mim! Deixar minha impressões e expressões. Fazer minha terapia. Desamarrar o nó da garganta, chorar minhas pitangas, minhas dúvidas e respostas, deixar um pedacinho da Flávia nesse mundo virtual. Não é um diário, nem a sala do psicanalista, este blog é parte de mim, do meu jeito, como eu quero. Como sou e gostaria de ser. Obrigada pela visitinha e se gostou ou não do que viu, deixe seu comentário!

TÁ EM DÚVIDA??? CONSULTE AQUI QUE É BOM PRA BURRO!

Nutricionistas deviam ler isto!

Não se avalia o alimento só pelas calorias, proteínas, gorduras, carboidratos, mas também pelo seu teor de fibras naturais e sua vitalidade.

DE ACORDO COM SUA VITALIDADE, EXISTEM 4 CLASSES DE ALIMENTOS:

Biogênicos: São os melhores, mais vitais (grãos, brotos de cereais, leguminosas, hortaliças, ervas, germens crus e frescos). Quando principia seu crescimento, as plantas são muito ricas em substâncias regeneradoras: vitaminas, enzimas, oligoelementos, hormônios, vegetais, estimulantes biológicos e vários minerais, tudo em boa e saudável combinação.

Bioativos: Os que ativam a vida (frutas, hortaliças, ervas, nozes, bagos, cereais e grãos, todos eles maduros e crus, frescos ou deixados de molho).

Bioestáticos: Os que diminuem a vida; perderam a vitalidade pelo tempo, estocagem, refrigeração, congelamento, cozimento.

Biocídicos: São os que destroem a vida (refinados, açucarados, salgados, industrializados, fritos, álcool, café, fumo, cacau, refrigerantes, tudo que for submetido ao microondas).

Líquidos com Sólidos - Não: Tomar líquidos sempre até uma hora antes das refeições ou duas horas depois. No período da manhã, dê preferência aos líquidos, sucos de frutas, chás, para que o organismo tenha tempo de eliminar os resíduos e toxinas ingeridos durante o dia anterior. A melhor hora para se alimentar é das 12:00 ás 20:00, pois de madrugada o organismo assimila o que consumiu.

Para ter uma ótima digestão na hora do almoço, o ideal é tomar um chá quentinho às 11 hs. Quando ingerimos líquidos com sólidos, há um enfraquecimento na ação do suco gástrico.

Merendar: Procurar não comer entre as principais refeições. As frutas são permitidas desde que sejam ingeridas após algumas horas das principais refeições. Não as misture com verduras, legumes e hortaliças e nem as doces com as azedas. Melão e melancia não devem ser misturadas com nada e nem entre si. A banana nunca deve ser misturada com leite (formação pútrida).

Crus Antes dos Cozidos: É necessário se iniciar todas as refeições pelos alimentos crus, pois só assim se aproveitam todas as enzimas. Os alimentos crus são processados no intestino delgado e os alimentos cozidos são processados no estômago, sendo assim, o estômago deve sempre estar vazio, limpo, para receber os alimentos. Ao se iniciar com algo cozido, frito, assado, refogado, ou mesmo gelado, ocorre uma leucocitose digestiva, que é um aumento doentio nos glóbulos brancos, que defendem o organismo. Eles atacam os ditos alimentos não crus, como se fossem invasores do organismo. Engolir algo cru sem mastigar direito também causa uma ligeira leucocitose. Mastigue bem.

Importância das enzimas: são proteínas catalisadoras, que pela sua simples presença promovem e controlam muitas funções celulares e orgânicas, inclusive de defesa e de limpeza, sendo também fermentos específicos. São muito importantes para a boa saúde e vitalidade. Precisamos sempre as manter e renovar. Elas só se mantém vivas nos alimentos crus, frescos, sem aditivos químicos e não aquecidos, gelados ou processados. As enzimas modificam os alimentos que ingerimos, reduzindo-os a estruturas químicas aptas para transpor a membrana das células que recobrem os tubos digestivos e os vasos sangüíneos. Há muitas milhares de espécies animais neste mundo e todas aproveitam bem as enzimas, com exceção do homem e seus animais domésticos, que comem alimentos cozidos, fritos, processados, irradiados, cujas enzimas e vitaminas já foram destruídas.

Não Fazer Misturas Nocivas: Evitar ao máximo. Dois ou três tipos diferentes de alimentos são suficientes. É importante também mastigar bem os alimentos até que eles fiquem aquosos. A saliva tem a enzima ptialina, que melhora a digestão. Ao tomar líquido, insaliva bem e bocheche.

Não Comer em Excesso: O ideal é comer só 2/3 do que se deseja. Esse é um dos segredos da saúde e longevidade. Também no trabalho, ginástica e outras práticas, sempre procure parar antes de se cansar.

Variedades: O mais ideal é usar apenas um tipo de verdura, um legume ou raiz e um cereal em cada refeição. Se for comer cereal, sempre prefira o arroz integral, que é um alimento completo, equilibrado.

Evite os Doces: Fique longe do açúcar branco. O melado, o açúcar mascavo, o demerara, o mel são os melhores. Se não resistir, coma o doce no intervalo das refeições, pois tem a digestão mais rápida. Mas, não se esqueça de sempre começar as refeições com crus.

Nem Gelado - Nem Quente: Não devemos ingerir alimentos e líquidos em temperaturas muito quentes ou muito geladas, pois, devemos respeitar a temperatura do nosso corpo que gira sempre em torno dos 37 graus.

Não devemos tomar líquidos junto com os alimentos, pois o líquido lava os sucos digestivos sobrecarregando o fígado e os rins, enfraquecendo os linfócitos por causa das toxinas produzidas pelas fermentações pútridas.

Alimentos Calóricos Crus Não Engordam: São as calorias não cruas que fazem engordar. Por isso, dão alimentos cozidos aos bovinos, suínos e frangos, para engordarem rapidamente. Muitos testes de laboratório comprovaram que animais alimentados com crus resistem muito bem as doenças e no entanto, sucumbem a elas quando passam a receber alimentos cozidos.

Como o Organismo Perde o Cálcio, Magnésio, Potássio, Sódio, Manganês, Silício, etc.:

Os alimentos refinados perderam os seus minerais no processo industrial. É como se fosse uma memória que faz com que ao ingerirmos produtos refinados, processados e beneficiados, esses produtos identificam como familiares os minerais e outros elementos vitais dos nossos tecidos e os tomam de volta. Depois é tudo excretado junto. O consumo de produtos animais, inclusive a gelatina, o leite, laticínios, também minam o organismo e fazem perder o cálcio, principalmente.

O leite misturado ao achocolatado elimina o cálcio e o sódio do organismo causando várias doenças, entre elas a osteoporose.

O café, chá mate, chá preto, refrigerantes (até mesmo os diets) contém cafeína, ácido acidulante, xantinas que atacam as mamas, a próstata e o coração e no estômago, o café contribui para a formação da gastrite e úlcera.

O ácido clorogenico afeta o cérebro e o ácido fosfórico dos refrigerantes atacam os ossos.

Jantar: O horário ideal para o jantar é as l9:00 h. Comer na hora de dormir enfraquece os nervos. É muito bom na hora de dormir, tomar um chá quentinho (erva cidreira, erva doce, camomila, capim santo, hortelã, etc.).

A alimentação recomendada para a hora do jantar consiste em mingaus, saladas, sucos de frutas ou frutas, sopas, pão integral. Ex.: uma sopa com pão integral, ou dois tipos de frutas no máximo, ou mingau de aveia, milho, tapioca, farinha láctea, etc.

Evitar Preocupar-se: Não comer alimentos sólidos quando estiver preocupado ou muito cansado. Dê preferência aos líquidos, ou deixe para se alimentar depois.

Higiene: Praticar a higiene no corpo, nas unhas, nas mãos, nos pés, no couro cabeludo, nas axilas, nos órgãos sexuais e nos dentes diariamente. Tentar evacuar três vezes ao dia é o ideal.

Sono Saudável: O ideal é dormir no máximo às 22:00 h para os adultos e 2l:00 h para as crianças. Dormir tarde cansa os nervos, causando neurastenia. Antes da meia noite, uma hora de sono equivale a duas.

Proteínas: São responsáveis pela nutrição das células do corpo, propiciando que elas cresçam e se regenerem. Uma proteína é formada por uma fileira de aminoácidos. O nosso organismo sintetiza doze aminoácidos e tem de recorrer à alimentação para obter mais oito tipos, conhecidos como essenciais. Durante a infância, época de crescimento, necessita-se de maior quantidade de proteínas. Propaga-se que a necessidade diária de proteínas seria de 120 gramas por dia, mas essa quantia é questionada pois, a verdadeira necessidade seria de 25 a 30 gramas. Pesquisa de rendimento de um atleta constatou que, esse rendimento é maior quando ele substitui100 gramas de proteína animal por 50 gramas de proteína vegetal. A necessidade protéica é ainda menor se as proteínas vegetais são ingeridas cruas e frescas. As proteínas, com os 8 aminoácidos essenciais estão presentes nas sementes de girassol, abóbora, batatas, trigo sarraceno, soja, em todas as folhas verdes e em quase todas as frutas.

O ideal é se consumir a proteína vegetal no máximo três vezes por semana, pois o excesso dessa proteína veda a membrana basal que separa cada célula das arteríola, e assim a célula vai perdendo a porosidade, até sobrevir a anoxia (falta de oxigênio) e decorrer a morte celular. A intoxicação é progressiva.

O excesso de proteínas animais faz perder o cálcio. Os rins e o fígado ficam sobrecarregados com a demasia de proteínas e para a eliminação, os rins usam muito cálcio, que seria utilizado pelos ossos; e muito cálcio se acumula na urina, originando cálculos renais. Portanto, não é a falta de leite e seus derivados que causa a descalcificação e a osteoporose, mas o excesso de proteínas de origem animal (inclusive leite), que contém colesterol, gorduras saturadas, ausência de fibras, bactérias e vírus, antibióticos, hormônios sintéticos, pesticidas, etc.

A osteoporose é mais comum nos países onde mais leite e laticínios são consumidos: EUA, Inglaterra, Suécia, Finlândia.

Leite e Laticínios: O ser humano é o único mamífero a beber leite após o período de lactação e ainda de um outro animal, cujo leite tem o triplo de proteínas e 50% a mais de gorduras que o leite materno, e, além disso, há o excesso de hormônios sintéticos, carrapaticidas, antibióticos e outras drogas ingeridas pelo animal. Depois dos 4 anos de idade, o organismo humano não produz as enzimas que digerem o leite. Na forma de iogurtes, coalhadas, ricota, queijo branco, a lactose já está digerida, sendo portanto a melhor maneira que o homem tem para consumir o leite.

Existem alguns produtos animais disfarçados (feitos com restos de ossos de bovinos e suínos) que são por exemplo: gelatinas, espessantes dos sorvetes, algumas margarinas, etc.

Mel: O mel é um dos principais alimentos criados pela natureza, responsável pelo longevidade do homem. Tem a virtude de curar inúmeras enfermidades. É diurético, laxante, calmante, emoliente, desinflamante, alcalinizante, expectorante, depurativo do sangue e um excelente tônico para o cérebro. Dentre seus vários minerais, podemos destacar um alto teor de potássio, o que impede a proliferação das bactérias no organismo.

Excelente para o fortalecimento dos músculos do coração, na reparação física em geral, casos de hipertensão arterial, câimbras, distúrbios estomacais e intestinais, disfunções dos rins e do fígado. É excelente agente na retenção do cálcio, problemas de infecções da boca e garganta, e em todos os males do aparelho respiratório (favo de mel). Graças a ferro orgânico que contém, o mel é um excelente alimento para os anêmicos.

Produtos Refinados: São eles o açúcar, o sal e a farinha de trigo. O ideal é usar seus derivados integrais.

O açúcar branco pode ser substituído pelo açúcar mascavo, demerara, mel, melaço de cana.

O sal, pelo sal marinho, mesmo assim, não em grande quantidade. A farinha de trigo branca, pela farinha de trigo integral, na preparação de pães, bolos, tortas.

Fibras: As fibras têm o poder de baixar o nível de colesterol, ajudam o fígado a produzir uma boa bílis, são uns excelentes remédios contra prisão de ventre e hemorróidas, ajudam os rins, a vesícula, o coração e cérebro, pois aumentam o complexo B no sangue, limpam os intestinos prevenindo e corrigindo até 70% dos casos de má circulação sangüínea (varizes, tromboses, hemorróidas).

As principais fontes de fibras são: trigo integral e seus derivados (farelo, germem de trigo, etc.), aveia, feijão, lentilhas, ervilhas, abóbora, bananas, laranjas, frutas e verduras em geral, e o nosso poderoso arroz integral.

Arroz Integral: É o cereal cultivado há mais tempo no mundo. Rico em vitaminas B1, B2, B5, B6, biotina e minerais. Sua película é constituída de fibras, que estimulam o funcionamento intestinal. A vitamina B1, ausente nos alimentos refinados, auxilia no metabolismo do amido do arroz, facilitando sua assimilação e evitando seu acúmulo em forma de gordura no corpo. Quando consumido com alguma leguminosa (feijões, ervilhas, lentilhas, etc.), a complementaridade protéica que se forma é bastante proveitosa ao organismo. Pode ser utilizado simples, em risotos, bolinhos, sopas, hamburguês vegetais, doces, saladas, etc. é aconselhável deixá-lo de molho por algumas horas, na água do cozimento.

Por Que Usar Pão Integral: É rico em cálcio, em vitaminas do complexo B, cobre, ácido patogênico (contribui para a formação das células, sistema nervoso e glândulas supra renais). Converte as gorduras e os açucares em energia, e combate as infecções com a produção de anticorpos. É também rico em cobre que converte o ferro no organismo em hemoglobina, aproveitando a vitamina C que mantém a energia do corpo.

Contém fósforo, necessário para uma boa estrutura óssea e dental, regularizando o funcionamento do coração e dos rins. Alivia a dor da artrite. Sua falta causa o raquitismo.

Coma Pão Integral e acenda o fósforo da Saúde. Pão integral é tudo!

Água
: Dê preferência à água mineral, filtrada ou fervida. Deve ser bebida aos goles e devagar, nunca tomá-la gelada (respeitando a temperatura do corpo).

Acostumar-se a tomar 2 copos de água 1 hora antes do desjejum, 1 hora antes do almoço e 1 hora antes do jantar (6 copos por dia). No calor, juntar uma pitada de sal à água para compensar a perda de sal causada pelo suor.

Água com limão: Se tomarmos 1 litro de água por dia com um limão espremido, seremos poupados de muitos problemas de saúde.

Água clorofilada: Água com salsinha limpa o líquido que envolve as células e renova nossa vitalidade. A clorofila rejuvenesce realizando uma faxina por dentro e por fora.

Água com mel: Refrescante no verão. Não deve ser tomada gelada. A Água é Poderosa!

Respiração Ascendente: Substitui qualquer medicamento tranqüilizante, cura insônia, e feito após as refeições, ajuda a emagrecer. Ex.: Levantar os braços inspirando e soltar lateralmente expirando, 45 vezes ao dia (15 ao levantar, 15 após o almoço e 15 antes de dormir). Após o exercício, fazer um “quadro mental”, ou seja visualizar um desejo e mandar para o Universo.

Autora: Rosária Rodrigues

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails